Deprecated: Non-static method GetModuloAtivado::ativado() should not be called statically in /home/reciclar-mt/application/principal/controllers/NoticiasController.php on line 11
MATERIAIS RECICLÁVEIS VIRAM ‘CRIATURAS’ E EMBELEZAM USINA DO CONHECIMENTO
Logomarca


Informativo

ok

MATERIAIS RECICLÁVEIS VIRAM ‘CRIATURAS’ E EMBELEZAM USINA DO CONHECIMENTO


Um momento emocionante para todos que estiveram presentes na Usina do Conhecimento na terça-feira (06). A abertura da Exposição Criaturas, do artista toledano Neimar Proença, recebeu autoridades, empresários apoiadores e amigos que conheceram as 12 obras que estarão expostas no Parque Ecológico Diva Paim Barth até o próximo dia 31 de maio. A Exposição demandou um esforço conjunto de diversas secretarias municipais e empresas que doaram os materiais que foram usados na confecção das peças.
 
Todas as obras produzidas pelo artista foram construídas com materiais totalmente recicláveis, como pneus, calotas de carros, chapas de offset, CDs, DVDs e tonéis plásticos. A ideia é mostrar para a população outras utilidades e destinações para o material reciclável, a importância da separação do lixo, além de deixar o local mais bonito. “Se antes só se via o lixo, agora se vê as outras possibilidades que tem esse material que é descartável”, comentou Neimar sobre suas obras.
 
O artista, emocionado, ainda afirmou que o momento era a realização de um sonho disse se desfazia do vínculo com suas ‘criaturas’ e as repassava para a Prefeitura e as empresas patrocinadoras. “A Arara ficará com a Bompel, o Beija-flor será encaminhado para a Itaipu Binacional e a Prati-Donaduzzi ainda fará a escolha da escultura. O Governo Municipal irá distribuí-las em espaços públicos auxiliado pelo arquiteto Ricardo Sardo. Um dos objetivos, segundo o próprio artista, é mudar o pensamento das pessoas, visando a segurança ambiental das futuras gerações.
 
Neimar fez um agradecimento especial ao secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach e ao Executivo Municipal. “Conhecemo-nos há pouco mais de um ano e parecemos amigos de infância. Agendei uma reunião em dezembro de 2013 para mostrar a idéia, solicitar este espaço e desenvolver o projeto. Ele me atendeu de pronto e mobilizou demais secretários e o prefeito Beto Lunitti. Estas pessoas proporcionaram este momento”. Neimar ainda afirmou ainda agradeceu a sua esposa, Tuka Rocha, e a sua mãe, Joana Proença.
 
Entre os presentes estava a secretária da Cultura Geni Fabris, que enalteceu a genialidade da Exposição e o trabalho de Neimar. “Muitas vezes o artista não é compreendido no seu tempo. Agora é o momento e o sucesso que esta Exposição alcançou, indo além dos limites do nosso município, demonstram isso”. O prefeito Beto Lunitti acrescentou que a vanguarda do trabalho contribui para o fortalecimento dos processos culturais e também com a conscientização da importância do reaproveitamento de materiais. “Se estes produtos não estivessem empregados em suas obras, talvez estariam jogados em algum lugar se tornando lixo”, afirmou o prefeito.
 
Para o público que acompanhou a cerimônia e pode ver as esculturas produzidas com materiais descartáveis, como o professor e terapeuta, Valdemir José Sonda. “Muito original no sentido de que de fato se utiliza de materiais que poderiam se transformar em um problema de saúde pública, algo negativo, em algo extremamente positivo, de uma forma criativa e pedagógica”. Sonda ainda afirmou que a Exposição “não é uma exposição qualquer e poucas cidades do Brasil, e talvez do mundo, tenha uma exposição dessa magnitude em um espaço aberto, um local bonito como este”. O professor ainda acrescentou que os trabalhos, ao seu ver, trazem a mensagem sobre a diminuição do consumismo. “Faz com que as pessoas reflitam sobre muitas coisas que consumimos e talvez não precisaríamos adquirir, gerando menos lixo”, comentou.
 
Visitantes
 
Durante todo o mês de maio, as esculturas ficarão expostas para visitação de segunda à sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e nos sábados e domingos das 10h às 18h. Na quarta-feira (07), primeiro dia para visitação, as pessoas já se dirigiram até o local para poder ver com mais calma e mais de perto cada uma das criaturas feitas por Neimar. Elenice Caetano, moradora de Toledo, foi até o Parque Ecológico Diva Paim Barth, acompanhada do neto de dois anos para conhecer a obra do artista toledano. “Achei todas as obras muito bonitas, muito legais. O artista foi mesmo muito criativo ao criar cada uma das esculturas”. Segundo informações dos servidores municipais que estão auxiliando na demonstração das esculturas, durante o dia várias pessoas visitaram a Exposição. São esperadas muitas pessoas durante todo o mês, principalmente nos finais de semana.  
 
 
 
 
 
Fonte: http://www.toledo.pr.gov.br/
 


Outros registros:
Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Plano tenta acabar com 280 lixões no Ceará
Recicle Mais, Pague Menos é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente
O BRASIL DÁ O EXEMPLO
Caminhões de gás recolherão óleo de cozinha usado nas residências de SP


Ver todos os registros
bg

©2024

Todos os direitos reservados a Allata Reciclagem

Fuzzon Tecnologia